segunda-feira, fevereiro 19, 2007

A origem do Carnaval e sua relação com a Quaresma



Uma festa que antecede a quaresma movimenta grande parte do planeta e em especial o Brasil, é a festa do carnaval. Sua origem ainda é uma incerteza, mas a maioria dos historiadores atribuem as festas dos gregos e romanos que comemoravam sua colheita, estas festas eram chamadas de saturnais a 17 de Dezembro e Lupercais a 15 de Fevereiro.
O carnaval quando passou pelo cristianismo passou por grandes mudanças, a festa começava após a Epifania e terminava na Quarta-feira de cinzas nas vésperas da Quaresma. A quaresma era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne nada vale" dando origem ao termo carnaval.
No carnaval havia uma grande concentração de festejos populares nas cidades cada povo com seu estilo de comemoração. O carnaval como conhecemos, com fantasias e desfiles, é produto de da sociedade vitoriana do século XIX. As cidades de Paris e Veneza foram os grandes modelos exportadores das festividades carnavalescas no mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Rio de Janeiro se inspiraram no carnaval francês para implantar suas festas.
Para muitos pesquisadores a festa do carnaval tem suas origens no bacanais e festejos de Roma, alguns historiadores chegam a associar as festividades carnavalescas com as festas do Egito dedicadas a deusa Ísis ou ao Deus Osíris já outros acreditam que a festa se originou com a entrada do calendário cristão.
Em 1091 quando a Igreja definiu definitivamente a data da quaresma, o carnaval nas sociedades ocidentais sofreu profundas modificações com a oposição da Igreja. Apesar de em algumas localidades o carnaval tivesse sido liberado pela Igreja a festa encontrou grande oposição pelos papas, como Inocêncio II.
O carnaval por certo perdeu seu caráter de festividade que antecede a grande penitência da quaresma para se tornar uma festa degradante e imoral. Bebedeiras, orgias e bacanais são comuns nesta festividade que corrompem a sociedade que muitas das vezes esquecem dos seus problemas para apenas desfrutar de um momento de alegria.
Busquemos as verdadeiras alegrias que nos preencham, e que se encontram em Nosso Senhor Jesus Cristo, nesta quaresma que se aproxima.

Uma boa e santa Quaresma a todos!!!

Nenhum comentário: